Rua: Tobias da Silva, 253 - Sala: 405, Moinhos de Vento Porto Alegre - RS 90570-020
(51) 9707.3112

Sintomas

Quando buscar atendimento psicológico?

Na maioria das vezes o paciente busca ajuda quando encontra alguma dificuldade na vida, ou sofrimento. Nos últimos anos tenho percebido uma leve mudança de cultura, as pessoas estão buscando ajuda para se conhecer e entender como lidar com suas potencialidades. O paciente que não está em condições de buscar ajuda, devido a gravidade de um quadro emocional, precisa ser acompanhado por familiares, mesmo que no primeiro momento seja um encontro com muitas resistências. As crianças e adolescentes, normalmente chegam através de encaminhamentos, médicos, escolas, ou queixas familiares.

Segue alguns dos principais motivos de busca de tratamento:
Ansiedade
É um dos sintomas mais comuns na queixa dos pacientes, presentes em diversas situações da vida. Ocasionando prejuízos psíquicos, sociais e biológicos. O objetivo do tratamento será compreender o mecanismo causador e não eliminar o sintoma.
Depressão
A depressão pode se manifestar de diferentes maneiras, e também facilmente ser confundida com outras doenças. Tristeza não é necessariamente depressão, pode ser um indicio. A depressão em estágios mais avançados, o paciente não consegue buscar ajuda sozinho, por isso a importância da família e amigos no processo.
Problemas de fertilidade
A maioria das pessoas que buscam tratamento para fertilidade, se depara com a falta de motivos clínicos para a situação. Tanto pacientes que apresentam dificuldades clinicas, biológicas podem ser beneficiados com o tratamento psicológico, como os que não apresentam diagnósticos médicos. O sentimento de impotência, desamparo que chegam essas famílias, ainda pioram com a cobrança social que enfrentam, precisam justiçar a cada encontro o motivo pelo qual ainda não tem filhos.
Disfunções Sexuais
Os problemas sexuais atingem todas as idades, tanto homens como mulheres. Ainda é um tabu falar sobre dificuldades sexuais, por isso as pessoas sofrem em silêncio durante anos. Muitos pacientes criam fantasias, culpas que quando desmistificadas produzem alívios e compreensão.
Problemas com Aprendizagem
Quando as crianças chegam com problemas de aprendizagem, realizamos uma avaliação cognitiva e emocional, na busca de compreender o sintoma apresentado através da aprendizagem escolar. Sempre respeitando o contexto de cada individuo, assim como o tempo de compreensão.
Medos e fobias
Muitos adultos sentem vergonha de falar sobre seus medos, por parecerem “bobos”, mas para a realidade psíquica são assustadores, independente da idade. O medo pode ser uma defesa saudável, que nos impede de se colocar em risco. Mas em alguns casos pode ser paralisante. As fobias também trazem prejuízos de convivência social, familiar, trabalho, em diferentes situações.
Luto
O processo de luto pode ocorrer pela morte de um ente querido, perda de um trabalho, ou por uma situação de vivencia de perda psíquica. O luto quando acompanhado por um profissional, pode ter um curso de menos prejuízo. Vivenciar o luto como processo elaborativo, isso não significa ausência de sofrimento, mas não paralisa a vida.

Os itens acima são apenas alguns dos motivos, que mais motivam as pessoas as buscarem ajuda psicológica, não podemos se enquadrar em diagnósticos. A avaliação deve ser sempre feita por um profissional habilitado.

Localização

Rua Luciana de Abreu, Nº 323, sala 405
Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Psicóloga Ângela Gatelli - Todos os direitos reservados - 2016